Teatro de Sombras
A sombra é um elemento imaterial, efêmero e simbólico. Manipular sombras parece ter uma origem na ancestralidade do homem e remete a certa transcendência da matéria.
A projeção de sombras parte de um princípio técnico que envolve uma fonte de luz, uma superfície de projeção e objetos manipulados entre a fonte de luz e a superfície.
Fontes de luz utilizadas podem ser naturais, como a luz do sol ou de chamas de velas e lamparinas, ou fontes artificiais como lanternas, lâmpadas, luminárias e refletores. Para uma melhor definição das silhuetas é necessário que a fonte de luz seja focalizada, ou seja, que exista um foco concentrado de luz para que esta não disperse no ambiente e assim crie uma melhor definição das formas projetadas.
Para superfícies de projeção, o ideal é trabalhar com telas semi-transparentes como as de papel ou tecido, a fim de que o trabalho de manipulação de silhuetas seja feito de um lado da tela e o observador visualize a projeção de sombras do outro lado. Nesse caso, a manipulação e projeção são feitas ao avesso, já que o público estará vendo o lado contrário da tela. Para a manipulação das sombras existe uma infinidade de técnicas de manipulação e construção de silhuetas, bonecos, cenários, imagens e texturas.
Pelas possibilidades de trabalho com materiais acessíveis, estas experiências também podem ser apropriadas por propostas e atividades no ensino de arte. A projeção de sombras na educação pode ser uma estratégia de trabalho em seus aspectos teóricos, técnicos, culturais e artísticos.
.
Veja mais textos sobre Teatro de Sombras no Biblioteca de pesquisas Formas Animadas!
Visite também a página de Teatro de Sombras no facebook: www.facebook.com/Teatro.de.Sombras
.